quinta-feira, agosto 25, 2011

O Folclore


O folclore é a ciência das tradições e usos populares, constituído pelos costumes e tradições populares transmitidos de geração em geração. Todos os povos possuem suas tradições, crendices esuperstições, que se transmitem através de lendas, contos, provérbios, canções, danças, artesanato, jogos, religiosidade, brincadeiras infantis, mitos, idiomas e dialetos característicos, adivinhações, festas e outras atividades culturais que nasceram e se desenvolveram com o povo.
Deve-se lembrar que o folclore não é um conhecimento cristalizado, embora se enraíze em tradições que podem ter grande antiguidade, mas transforma-se no contato entre culturas distintas, nas migrações, e através dos meios de comunicação onde se inclui recentemente a internet. Parte do trabalho cultural da UNESCO é orientar as comunidades no sentido de bem administrar sua herança folclórica, sabendo que o progresso e as mudanças que ele provoca podem tanto enriquecer uma cultura como destruí-la para sempre.

A História...

O interesse pelo folclore nasceu entre o fim do século XVIII e o início do século XIX, quando estudiosos como os Irmãos Grimm e Herder iniciaram pesquisas sobre a poesia tradicional na Alemanha e "descobriu-se" a cultura popular como oposta à cultura erudita cultivada pelas elites e pelas instituições oficiais. Logo esse interesse se espalhou por outros países e se ampliou para o estudo de outras formas literárias, músicas, práticas religiosas e outros fatos chamados na época de "antiguidades populares". Neste início de sistematização os pesquisadores procuravam abordar a cultura popular através de métodos aplicados ao estudo da cultura erudita O termo folclore (folklore) é um neologismo que foi criado em 1846 pelo arqueólogo Ambrose Merton - pseudônimo de William John Thoms - e usado em uma carta endereçada à revista The Athenaeum, de Londres, onde os vocábulos da língua inglesa folk e lore (povo e saber) foram unidos, passando a ter o significado de saber tradicional de um povo. Esse termo passou a ser utilizado então para se referir às tradições, costumes e superstições das classes populares. Posteriormente, o termo passou a designar toda a cultura nascida principalmente nessas classes, dando ao folclore o status de história não escrita de um povo. Mesmo que o avanço da ciência e da tecnologia tenha levado ao descrédito muitas dessas tradições populares, a influência do pensamento positivista do século XIX contribuiu para dignificá-las, entendendo-as como elos em uma cadeia ininterrupta de saberes que deveria ser compreendida para se entender a sociedade moderna. Assim, com a conscientização de que a cultura popular poderia desaparecer devido ao novo modo de vida urbano, seu estudo se generalizou, ao mesmo tempo em que ela passou a ser usada como elemento principal em obras artísticas, despertando o sentimento nacionalista dos povos.

A Linguagem do Folclore...

Trava línguas são frases de pronunciação difíceis veja algumas abaixo:

Três pratos de trigo para três Tigres tristes...
Pia pinga, pinto pia, quanto mais o pinto pia mais a pia pinga...
Quem amafagar os amafaguinhos bom amafagador será... 

Parlendas...

Hoje é Domingo,
pede cachimbo
O cachimbo é de ouro,
Bate no touro,
O touro é valente,
Bate na gente,
A gente é fraco,
Cai no buraco,
O buraco é fundo,
acabou-se o mundo


Homem com homem
Mulher com mulher Faca sem ponta Galinha sem pé


Homem com homem
Mulher com mulher Faca sem ponta Galinha sem pé





E agora uma pequena lenda pra dar um sustinho em vocês Blogueiros....

Em uma cidadezinha do interior, uma menininha de uns 9 anos dormia sozinha em sua casa pois seus pais trabalhavam fora durante a noite.
A garotinha dormia com a mão para fora da cama, acariciando o seu cãozinho e estimação que correspondia com lambidinhas...
Numa noite, como outra qualquer, lá estava a menininha na cama, como todos os dias... Até que ela escuta um barulho de gota pingando. Ela se levantou e foi até a cozinha, mas a torneira estava fechada, então ela voltou para a cama...
No dia seguinte, quando ela acordou para ir ao colégio, ela foi até o banheiro e viu seu cãozinho enforcado no boxe, pingando sangue... E no espelho estava escrito com o sangue do cachorro: 
Humanos Também Sabem Lamber !!!

By: Caio Silva e Victor Gilberto

Nenhum comentário:

Postar um comentário